Colégio Estadual Três Mártires é premiado na 14ª MEP


Veja os trabalhos do Colégio Estadual Três Mártires premiados na 14ª MEP em Três Passos

 

CURSO EM INFORMÁTICA: 1° Lugar Eixo Tecnológico Informação e Comunicação

CCH On-line (Fase 2): Uma produção da startup InfoTec

Apresentado pelos alunos: Andrei dos Santos Gomes, Juliana do Nascimento de Araújo, Robson Pasquali sob orientação do Prof. Rodrigo Gobbi e coorientação de Ana H. Richter e Claudinei W. Simons

 

INTRODUÇÃO
As tecnologias estão presentes no cotidiano da humanidade desde sempre. Não só no século XXI, quando elas decididamente se infiltram ao dia a dia, em quase todas as classes sociais, independentemente de poder aquisitivo, credo ou nacionalidade, mas já desde o desenvolvimento da escrita, elas vigoram como algo que substancialmente impulsionou as pessoas ao futuro, a comunicação e a interatividade. É diante dessa realidade, que a startup InfoTec, do Curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Três Mártires, Palmeira das Missões-RS, vem realizando uma pesquisa desde 2014, cujo objetivo foi criar/desenvolver/gerenciar um sistema que melhorasse e aperfeiçoasse o controle de carga horária, para os professores e alunos, baseando-se nos planos de curso, categorizados por competências e habilidades. Como resultado, obteve-se o CCH Desktop (versão 1). Passados um ano de funcionamento satisfatório, surgiu a versão 2 ou CCH On-line.

 

METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, e as informações necessárias foram obtidas na secretaria dos cursos técnicos, coordenação pedagógica e vice direção.

 

OBJETIVOS
- Alteração do banco de dados, cuja base foi o sistema anterior desktop (CCH Desktop), ou seja, de Firebird para MySQL;
- Alteração da linguagem de programação, ou seja, passou de Object Pascal (Delphi) para PHP;
- Inclusão de novas funcionalidades;
- Disponibilização do acesso por meio de navegadores (Internet);
- Acesso para dispositivos móveis (tablets e smartphones).

 

RESULTADOS E ANÁLISE DOS DADOS
Destaca-se a importância em se desenvolver um sistema, para acompanhamento e controle da carga horária por competências e habilidades, nos cursos técnicos do Colégio Estadual Três Mártires, o que aproximou alunos e professores em prol de um objetivo bastante específico. Além disso, propiciou a prática conectada com os conteúdos em sala de aula. Por meio das ferramentas de desenvolvimento, foi possível criar o Sistema para Controle de Habilidades e Competências na Educação Profissional (versão Desktop), cujo funcionamento vigorou por, pelo menos, um ano.
Posteriormente, o mesmo sofreu um upgrade, migrando então para a Internet, configurando-se atualmente como uma plataforma móvel para
desktops, tablets e smartphones (CCH On-line).

 

 

CURSO EM SAÚDE BUCAL: 3° Lugar Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde

Atenção Odontológica em Crianças de Primeiro Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Carimela Bastos de Palmeira das Missões (Fase 1 - Projeto)
Apresentado pelas alunas: Carlise Menegazzo, Danúbia de Vargas Bueno Silva, Maiara de Oliveira Limberger sob orientação do Prof. Ney Dutra e coorientação do Prof. Alan Savariz


INTRODUÇÃO
A participação do profissional Técnico em Saúde Bucal (TSB) virou uma necessidade nas atividades do cirurgião-dentista. O mesmo acontece em Saúde Pública, cujas demandas de ações preventivas em saúde bucal - paralelas às curativas - requerem conhecimento técnico e recursos humanos, para que aconteçam os resultados. Nesse sentido, o presente projeto busca inserir o TSB nas ações de saúde na escola (PSE - Programa de Saúde na Escola), tendo como diferencial o levantamento da realidade, as ações preventivas, o acompanhamento com prazo estabelecido, o monitoramento e avaliação dos resultados, estabelecendo como público-alvo, crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, que estão iniciando a vida escolar.

 

METODOLOGIA
A metodologia utilizada, baseia-se nos levantamentos epidemiológicos, planejamento das ações de educação em saúde, monitoramento e avaliação, e relato das conclusões. Os indicadores serão avaliados, durante a realização da intervenção (FASE 2). As ações seguiram uma ordem cronológica, guiada pelo cronograma da pesquisa. Os materiais utilizados na logística do trabalho, serão oriundos da UBS de referência da Escola Carimela Bastos. Os instrumentos serão monitorados por planilhas, fichas, prontuários e registros das mais diversas informações, pertinentes ao trabalho, onde essas permitam o controle, a veracidade e a facilidade na coleta de dados. Na Fase 2, está previsto uma inserção do Curso Técnico de Informática, permitindo assim aplicação de ferramentas para facilitar a coleta e a análise de dados, o que também possibilita um trabalho interdisciplinar entre os cursos técnicos.

 

OBJETIVOS
- Promoção de Saúde Bucal na escola;
- Ações preventivas diversificadas, visando estimular alunos, pais e professores;
- Planejamento de ações curativas e preventivas em um grupo pré-determinado;
- Monitoramento e avaliação dos resultados;
- Inserção do Auxiliar e do Técnico em Saúde Bucal, nas atividades de saúde nas escolas.



Ir para galeria

26/08/2017